domingo, 4 de dezembro de 2011


                                          (1954 - 2011)

Na TV em preto e branco um homem esguio tocava de calcanhar, meu pai no lado esquerdo do sofá a falar: "Este doutor é bom de bola".
A camisa era a oito, meu pai me deu uma camisa oito preta branca, assim como as imagens de minha televisão a época.
No inicio dos anos 80 não existia video game na periferia, quando muito uma bicicleta, nos restava a bola, muitas vezes era de meia. Quando marcava um gol nas peladas da rua bradava aos quatros cantos... gol do corinthians... É de Sócrates!!!!!!!
Nos idos de 1985  minha tia Célia me levou a um lugar cheio de gente, com o tempo descobri, era um dos grandes comícios a favor das diretas já, lá estava ele, não estava marcando gols, mas discursava ao lado de Ulisses Guimarães, Osmar Santos, L ula, Brizola, Chico Buarque, etc... Naquele tempo não sabia quem era Chico Buarque ou Brizola, mas o craque do timão, esse sim, eu sabia quem era e como sabia.
O tempo foi passando, li a República de Platão ( conheci o Sócrates grego filosofo ), me converti ao esquerdismo ( ainda acho que sou um cara de esquerda ), passei a apreciar o futebol, não só como resultado, mas como arte também ( conheci ainda mais a história do Sócrates brasileiro ).
Descobri que quando criança o doutor do povo apreciava a arte do esquadrão santista de Pelé, Coutinho e Pepé, descobri que Sócrates grande lider da democracia corinthiana, passou a ser corinthiano por amor ao povo e que a arte também emana das  arquibancadas.
Sócrates nasceu em 1954, ano em que o Corinthians foi campeão do quarto centenário, deixou nosso mundo em 2011, no exato dia que o Timão venceu o campeonato brasileiro, um dia onde dor e extase se misturaram. ´
 Na final deste cam peonato Torcedores do timão entoaram o nome do gênio com os punhos cerrados no ar, gesto feito também pelos jogadores corinthianos,  lágrimas ficaram contidas, percebi que as utopias são possíveis, Sócrates nada mais foi do que um cara que sonhava com um mundo melhor e fez da sua arte instrumento de luta por transformação.
Sócrates um brasileiro!!!
 
por Ed Limas

Um comentário: